sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

BRASIL ORGÂNICO E SUSTENTÁVEL: UMA INICIATIVA PIONEIRA E INOVADORA NA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO


Introdução 
O Governo Brasileiro pretende que as principais marcas da Copa do Mundo FIFA 2014 sejam sustentabilidade ambiental e inserção social. O Brasil, sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016, quer consolidar sua liderança global nessas áreas, promovendo a agenda de meio ambiente e sustentabilidade transversal em torno da Copa do Mundo.

No primeiro trimestre de 2011 foram criados cinco Núcleos Temáticos na Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Esporte:
 *Parques da Copa 
 *Certificação das Arenas 
 *Resíduos e Reciclagem 
 *Mudanças Climáticas 
 *Copa Orgânica e Sustentável

Em 26 de maio de 2011, foi criado formalmente o Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável, no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério do Esporte, sob a coordenação do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Coordenador do Núcleo Temático “Copa Orgânica e Sustentável” promoveu reuniões nas 12 cidades sede da Copa 2014, de abril a agosto de 2012, em parceria com governos locais, identificando oportunidades e desafios para a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis neste mega evento, que seriam promovidos numa Campanha de Consumo Consciente.

Em setembro de 2012, foi criada a Associação Brasil Orgânico e Sustentável, que vai gerenciar a campanha de consumo consciente que será nomeada “Campanha Brasil Orgânico e Sustentável.”

Campanha Brasil Orgânico e Sustentável
O objetivo desta Campanha irá promover a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis nos setores de gastronomia e turismo de modo consistente e a longo prazo. 
Pela primeira vez na história das Copas do Mundo haverá uma estratégia de promoção de produtos diferenciados e com valor agregado com impacto social e ambiental. 
Serão apoiados produtos orgânicos, da agricultura familiar, comércio justo e com indicação geográfica. As informações sobre os produtos cadastrados nesta iniciativa estarão disponíveis no portal da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável.

Os estabelecimentos comerciais que se comprometerem a oferecer os produtos cadastrados na Campanha receberão autorização para utilizar uma marca que os identificará como parceiros do Brasil Orgânico e Sustentável. Desta forma estarão associando suas próprias marcas a responsabilidade social e ambiental

Segundo pesquisa realizada por Ernst&Young, os setores de alimentos e bebidas, de turismo e hotelaria, serão dos maiores beneficiados com a realização da Copa 2014 no Brasil, sendo esperado um impacto significativo no turismo interno.

Os parceiros da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável também terão suas marcas divulgadas na mídias on line, impressa, rádio e TV.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, como coordenador do Núcleo Copa Orgânica e Sustentável, tomou a iniciativa de buscar parceiros para a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável e atualmente conta com os apoios de vários ministérios, tais como, Ministério do Esporte, Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo em nível federal.

Nos Estados, a proposta da Campanha vem sendo desenvolvida pelas respectivas Secretarias da Copa, criadas para desenvolver as iniciativas federais em níveis locais.
No setor privado, algumas empresas do setor de alimentos e bebidas, cosméticos e hotelaria/hospedagem já se pronunciaram como parceiras da Campanha e terão a sua marca associada a imagem da Campanha. Setores estratégicos como ABIH, ABRAS e ABRASEL estão sendo sensibilizados para aderirem ao Projeto.

Próximos Passos
A Associação Brasil Orgânico e Sustentável, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e parceiros têm como objetivo principal inserir a Campanha na mídia a partir da Copa das Confederações em 2013. Para isso, um plano de comunicação estratégico será elaborado e entre as atividades iniciais será criado o site Brasil Orgânico e Sustentável, onde os consumidores encontrarão informações relacionadas a: localização dos empreendimentos cadastrados (cooperativas e empresas) responsáveis pela oferta, os estabelecimentos comerciais, responsável pelas compras e os patrocinadores.

O conjunto de atores envolvidos no processo estará articulando, juntamente com a FIFA, a proposta de oferta de produtos orgânicos e sustentáveis para os eventos oficiais da Copa, tais como jantar e coffee break e a introdução desses produtos na sala de impressa oficial do evento.

Além disso, serão montadas Praças da Sustentabilidade, espaços de venda direta dos produtos apoiados pela Campanha em áreas estratégicas de circulação de turistas nacionais e internacionais em algumas cidades sedes durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Legado 

A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável deixará como legado uma cadeia produtiva mais estruturada, uma demanda diferenciada, que promoverá inserção social, geração de emprego e renda e preservação ambiental.

Mais informações: brasilorganicoesustentavel@mda.gov.br
Fonte:http://www.mda.gov.br/feira/institucional/brasilorganicoesustentavel

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